A Revolta da Avenca

Postado por NaNa Caê terça-feira, 2 de março de 2010 10:02:00

.

Antes leia :

Para Uma Avenca Partindo de Caio Fernando Abreu

www.semamorsoaloucura.blogspot.com/2006/08/para-uma-avenca-partindo.html

.

Chega desse absurdo sobre plantas, se é pra ficar feliz eu engulo, dou continuidade pela última vez a essa sua copiada metáfora.

Vamos fingir então que fui sua revoltada, mentirosa plantinha, tida por muitos como uma sórdida praga, confundida pouquíssimas vezes com as pacatas samambaias. Mas para você sempre uma avenca.

Então a avenca decide falar:

Não me agradava ser colocada em um vaso de areia. Não me alegravam seus cortes diários do modo como eu deveria ou não agir.

Você então que ande logo, vá embora, leve tudo em sua bagagem, o que pensa ser necessário ou não, até mesmo aquilo que não condiz.

Agora me parecem tão cômicas suas mentiras sobre uma tal fertilidade precisa, oferecida claro por você, lógico só para mim, eu uma planta pequenina que sem auxílio morreria á míngua , aprenderia a ser grande apenas sendo sua aprendiz.

Ah, mas não me venhas com idéias minimalistas de paisagismos, ou jardins. Não serei colocada em canteiros, transportada de cidades em cidades, em caminhões abafados, presa em um falso pote que na verdade não passa de embalagem velha, de sorvete napolitano, que por muitos meses abrigava eram fedidos feijões, esquecidos, no fundo do seu congelador. Menos garota, não force a situação tanto assim.

Não vê o quanto faltou? E a medida exata poderia ser o “tanto”, faltou tanto que nem saberíamos como medir. E com essa falta você me enfiou goela abaixo palavras hilárias “toma plantinha, isso é terra boa, roxa” quando na verdade não passava de entulho recolhido no fundo do teu quintal, esquecido, apenas pedaços do teu passado guardados que você encaixava, se adequava a mim só pra relembrar pequenas coisas que um dia não te fizeram tanto mau.

Ah, mas eu retirei toda essa merda daqui, não queimei, por que esse tipo de lixo se descarta, torrar lembranças com brasa só ocasiona fumaça, e a gente se intoxica, fica tonta, se tranca no quarto, fica grogue, perde a noção de vida e tempo. Deita, dorme, come, dorme, come, dorme e respirar ar puro já é considerado anormal.

Não percebe mesmo o que era preciso? A verdade, tanto minha quanto sua. E não foi só isso, tinha ainda o principal, tato, terra, e como diabos se consegue equilíbrio sem ter onde colocar os pés no chão? Sem ter a porra do próprio chão?! Pedaços de concreto e madeira, mesmo que comprimidos não são local seguro para se caminhar, mesmo que de mãos dadas, se uma cai a outra é levada pro buraco também. Não há nenhum tipo de salvação.

E você muitas vezes não entendia nada, se confundia com formas, ameaças e tesouras , tentava me podar com nãos.

Ah, avencas também se revoltam, não se engane com o jeito tão parado, delicado, insonso, elas realmente crescem, habitam vagarosamente lugares, lentamente te devoram e quando você percebe elas ocupam todo espaço, mente, lembranças e coração.

Trata-se apenas de uma questão de manipulação e querer. E essa aqui não deseja mais nada vindo de você.

Vá logo, se aprume, não tema, você consegue carregar sim essas pesadas malas.

Por que avencas muitas vezes não vão embora, elas tem raízes, você que deve partir.

.

[Ouvindo: Hooverphonic - No More Sweet Music ]

.

Comments (3)

avenca (a-ven-ca)
s. f.
Bot. Nome dado a um grupo de plantas muito apreciadas pela beleza e delicadeza de sua folhagem, e que crescem nas rochas úmidas e nas florestas de quase todo o mundo. Suas folhas, de desenho elegante e gracioso, têm um pecíolo delgado, brilhante, de cor castanha ou preta. A fragilidade dessas hastes faz com que se prefira, para a planta cultivada, um lugar ao abrigo de correntes de ar mais fortes. Algumas espécies apresentam a borda da folha recortada. Como os fetos (samambaias) com que são aparentadas, as avencas não dão flor. Muitas vezes são confundidas com trepadeiras, pragas, por ocuparem jardins, muros rapidamente.

Equanto eu lia ouvi mad about you.

Falo sobre a AVENÇA... será q pensar é o mesmo que falar do que lhe doi tanto..o que lhe torna tao longe de mudança?? talvez. ser carregada de m lado para o outro.. é algo .... vamos dizer... INTERESSANTE ... rs... gostei bastante do texto ....

Postar um comentário